Data: 13-03-2012
Criterio: B1ab(i,iii)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Espécie endêmica do Estado do Espírito Santo, tem distribuição restrita (EOO=326,48 km²), e ocorre em Mata Atlântica costeira, entre 600 e 800 m de altitude. Liana, desenvolve-se em floresta primária sombreada e remanescentes florestais próximos às plantações de café, nos municípios de Santa Teresa e Cariacica (20% e 22% remanescentes de Mata Atlântica, respectivamente). H. capixaba apresenta grande especificidade ambiental, encontrando-se sob forte pressão antrópica ocasionada, sobretudo, pela cultura de café. A espécie está sujeita a duas situações de ameaças, sofrendo declínio contínuo em extensão de ocorrência e qualidade do hábitat. Foi categorizada como "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Heteropterys capixaba Amorim;
Família: Malpighiaceae
Heteropterys capixaba é uma espécie facilmente distinguida das demais espécies do sudeste do Brasil (H. crinigera, H. thyrsoidea e H. cordifolia) pelo seu hábito escandente com ramos delgados e retorcidos, por suas folhas menores, e por suas sâmaras reduzidas com uma semente ovóide. H. capixaba é mais similar a H. cordifolia, uma variável encontrada somente no sul da Bahia. São semelhantes por possuírem a base das folhas geralmente arredondada a levemente corada, a lâmina abaxial densamente tomentosa com indumento ferrugineo, com estames de formato variável e estiletes apicalmente delgado. As principais diferenças entre ambas são o hábito (H. capixaba é delgada e H. cordifolia robusta), tamanho foliar e estiletes posteriores (arqueados na base vs. retos e paralelos na base). O epíteto específico é um nome português indígena que significa terra fértil e usada para se referir ás pessoas que nascem no Estado do Espírito Santo (Amorim, 2002).
Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.
Heteropterys capixaba é uma espécie endêmica do Espírito Santo (Amorim, 2002).
Heteropterys capixaba é uma liana com ramos delgados entrelaçados, ascendendo de 0,5-3 m. Folhas membranosas a cartáceas, ovato-lanceoladas a oblongo-lanceoladas, opostas, densamente tomentosas, com um par de glândulas na base. Inflorescências em pequenas panículas, densamente ferrugineo-tomentosa, flores amarelo-esverdeadas. Frutos sâmaras rosa-avermelhado na maturidade. É encontrada em floresta Atlântica costeira, entre 600 e 800 m de altitude, e é encontrada somente em locais de encosta no Município de Santa Teresa, Espírito Santo. Desenvolve-se abaixo do dossel em floresta primária sombreada e em remanescentes florestais próximos a plantações de café (Amorim, 2002).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de espéciesameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
- AMORIM, A.M. Five New Species of Heteropterys (Malpighiaceae) from Central and South America. Brittonia, v. 54, n. 4, p. pp. 217-232, 2002.
- AMORIM, A.M.A. Heteropterys in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB114627>. Acesso em: 05/09/2011.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, 2007.
CNCFlora. Heteropterys capixaba in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heteropterys capixaba
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 13/03/2012 - 20:25:46